PROJETOS

 

Em andamento

Programa de Tutoria em Ciências Sociais (2016-atual)

O projeto de tutoria no âmbito do curso de graduação em Antropologia tem por objetivo qualificar os estudantes de ciências sociais, tornando-os mais capazes e autônomos em seu desempenho ao longo de sua graduação, além de promover um melhor domínio e aperfeiçoamento da leitura e da escrita.

Situação: Em andamento

Natureza: Outra

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / Cristiano Fonseca Monteiro – Integrante / Renata Carvalho Rodrigues Souza – Integrante / Arthur Arantes Souza – Integrante

VIDESOCIOLOGIA - Ensino da Sociologia e Memórias do PIBID/UFF (2015- atual)

Trata-se de uma plataforma de ensino de Sociologia para o ensino médio e de registros de ações do PIBID no campo das Ciências Sociais da UFF.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação: (15)

Integrantes: Elisabete Cristina Cruvello da Silveira – Coordenador / Rosana da Câmara – Integrante

Oficina de leitura: Interfaces entre a Sociologia Clássica e os temas de agenda do século XXI (2015- atual)

Constitui uma ferramenta de aprendizagem e produção de material didático sobre os clássicos da Sociologia e sua relevância interpretativa aos temas de agenda do século XXI, sendo disponibilizados no site http://videsociologia.uff.br

Situação: Em andamento

Natureza: Outra

Alunos envolvidos: Graduação: (2)

Integrantes: Elisabete Cristina Cruvello da Silveira – Coordenador / Gabriel Guimarães Pinto – Integrante / Tânia Regina Monteiro – Integrante

Processos de pesquisa em Antropologia Visual, Artes e Antropologia Urbana: formação de quadros (2015-atual)

O projeto tem como objetivos principais o treinamento e formação continuada de pesquisadores, o fortalecimento da nucleação em Antropologia e a consolidação de sua rede nacional e internacional. Investimos na formação teórica e prática de uma equipe multidisciplinar, atualmente composta por alunos de graduação em ciências sociais, antropologia e cinema e pesquisadores vinculados a projetos de Extensão. Neste contexto, o bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica/FAPERJ será qualificado tecnicamente e potencializará a sistematização das atividades de pesquisa e de prática audiovisual, de modo a fortalecer uma rede de pesquisa entre os núcleos e laboratórios da UFF aqui integrados, desenvolvendo atividades de formação em pesquisa etnográfica, produção audiovisual e apoio aos seminários temáticos e oficinas técnicas.

Edital FAPERJ Nº 07/2015. E_07/2015 – Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – 2015. Proc. n.º 203.139/2015 e Processo Bolsa – 200.500/2016

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2)

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / Adriana Andrade Xerez – Integrante / Marcelo Gonçalves Moura Valle – Integrante

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa TCT

Programa de Tutoria em Antropologia (2014-atual)

O projeto de tutoria no âmbito do curso de graduação em Antropologia tem por objetivo qualificar nossos estudantes, tornando-os mais capazes e autônomos em seu desempenho ao longo de sua graduação. Além de um melhor domínio da leitura e da escrita, deseja-se que o aluno saiba produzir recursos textuais que o auxiliem em sua vida acadêmica (fichamentos, resumos, resenhas…) e em sua formação como pesquisador (busca de referências bibliográficas, redação de artigos, provas etc.). Deseja-se, também, que ele saiba manejar com desenvoltura os recursos e serviços oferecidos pela Universidade e pelos sites acadêmicos de maneira geral.

Situação: Em andamento

Natureza: Outra

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3)

Integrantes: Ana Claudia Cruz da Silva – Coordenador

Educação engajada: a prática educacional diferenciada como busca de mudança social (2014-atual)

Acompanhamento de coletivos que buscam a educação e socialização de crianças independente da instituição escolar. Algumas famílias e educadores optam por essa abordagem por falta de oferta escolar de qualidade, gratuita ou de valor acessível. Outras estão engajadas no movimento de desescolarização voluntária.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Helene Cecile Petry – Coordenador / Pauline Dewitte – Integrante / Caroline Chamusca – Integrante / Bruna Morena Campo – Integrante / Taina Buzzati – Integrante

Projeto de Ensino: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFF - PIBID UFF/Subprojeto Ciências Sociais- Niterói (2014-atual)

Projeto de ensino que tem como fundamento o princípio que os professores são profissionais que se formam no cotidiano da profissão, elaborando conhecimentos profissionais práticos quando da reflexão sobre suas questões cotidianas. Para este fim, estudantes de Licenciatura, Bolsistas de Iniciação à Docência, são levados a vivenciar a prática docente em escolas da rede pública, sob orientação acadêmica e com o acompanhamento de um professor da escola. Nessa experiência, aplicam conhecimentos científicos e pedagógicos formados no percurso universitário, a partir da pesquisa e da elaboração de atividades e de recursos educacionais inovadores. Desde marco de 2014, atuo como coordenadora do PIBID de Ciências Sociais, supervisionando 16 estudantes licenciandos em Ciências Sociais que atuam nas escolas públicas de Niterói.

Abaixo, os blogs onde estão listadas as atividades do PIBID:

Grupo coordenado por Renata Gonçalves: https://pibidiz.wordpress.com

Grupo coordenado por Alessandra Barreto: http://pibidsociologiauff.blogspot.com.br

Situação: Em andamento

Natureza: Outra

Alunos envolvidos: Graduação: (16)

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / Alessandra Barreto-Coordenador / Elisabete Cristina Cruvello da Silveira – Coordenador/ Bárbara Tovar da Silveira Barreto – Integrante / Fernanda de Freitas Lima – Integrante / Fernanda Oliveira Torres – Integrante / Luiza Azevedo Siqueira – Integrante / Thaylla Regina Frazão de Asssumpção – Integrante / Viviane Linhares da Silva – Integrante / Augusto Schneider – Integrante / Rafael Polari de Alverga Kritski – Integrante / Roberto Brito da Silva – Integrante / Julia Schmidt Leal – Integrante / Mariana Sant’Anna de Oliveira – Integrante /Pedro Vinícius Azevedo – Integrante / Maria Morena Pinto Martins Farias – Integrante / Mirila Greicy Bittencourt Cunha – Integrante / Natacha Ribeiro de Souza – Integrante / Bruna Amaral Lanzillotti Barreto – Integrante / Letícia Bezerra de Lima – Integrante / Carlos Evandro Viana – Integrante / Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho – Integrante/ Cícero Tauil de Carvalho Queiroz- Integrante/ Lidice de Barros Guerreiro – Integrante/ Livia Benkendorf de Oliveira – Integrante/ Vera Lucia de Oliveira- Integrante

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro

Antropologia, artes, mediações e cosmopolíticas. Fortalecimento da nucleação em Antropologia na UFF e consolidação de rede de pesquisa (2014-atual)

O projeto Antropologia, artes, mediações e cosmopolíticas tem como objetivos principais o fortalecimento da nucleação em Antropologia na UFF e a consolidação de sua rede nacional e internacional. Integram e participam desta iniciativa pesquisadores vinculados ao Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA/UFF), ao Cosmopolíticas/UFF, ao Laboratório do Filme Etnográfico/UFF e ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS/UFF). Os pesquisadores associados atuam especialmente nas linhas de pesquisa Ritual e Simbolismo; Etnografia Urbana; Antropologia e Imagem; Transmissão de Patrimônios Culturais e Etnologia sul-americana. Dialogam a partir de atividades em comum a partir de três eixos temáticos que se cruzam transversalmente:

  1. Artes e formas expressivas
  2. Mediações urbanas
  3. Cosmopolíticas.

Embora profundamente interligados, esses eixos organizam conjuntos específicos de pesquisas e tornam possível a focalização de aspectos diferenciados do conhecimento antropológico, de modo ao mesmo tempo definido e flexível. Os três eixos permitem pensar os saberes, as artes e as políticas nos circuitos urbanos, ameríndios, afro-brasileiros, transnacionais, de uma forma integrada e aberta, considerando os seus diversos planos, distintas estratégias metodológicas e abordagens, além da reflexão em torno das fronteiras e as mediações entre os circuitos sociais, os trânsitos de pessoas e a circulação de objeto materiais. O presente projeto visa, portanto, o fortalecimento dos núcleos e a sistematização dos conhecimentos produzidos. Busca-se com isso não só a democratização desses conhecimentos por meio da publicização de produções bibliográficas e audiovisuais bem como o fomento à organização em rede de encontros presenciais, de vídeo conferências e o estímulo à permanente reflexão sobre pesquisa em antropologia, docência, extensão e políticas públicas. O projeto, deste modo, visa o treinamento e a formação continuada de pesquisadores, o fortalecimento da nucleação em Antropologia e a consolidação de sua rede nacional e internacional, sob minha coordenação. Investimos na formação teórica e prática de uma equipe multidisciplinar, atualmente composta por alunos de graduação em ciências sociais, antropologia e cinema e pesquisadores vinculados a projetos de Extensão. Neste contexto, o bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica/FAPERJ será qualificado tecnicamente e potencializará a sistematização das atividades de pesquisa e de prática audiovisual, de modo a fortalecer uma rede de pesquisa entre os núcleos e laboratórios da UFF aqui integrados, desenvolvendo atividades de formação em pesquisa etnográfica, produção audiovisual e apoio aos seminários temáticos e oficinas técnicas.

FAPERJ E_41/2013 – Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro – 2013. E bolsa de TCT a partir do Edital FAPERJ Nº 07/2015; Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – 2015. Proc. n.º 203.139/2015.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (14) / Doutorado: (3) 

Integrantes: Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / Nilton Santos – Integrante / BITTER, Daniel – Integrante / FERRAZ, Ana Lúcia – Integrante / ALVES, Marina Morena Rosa – Integrante / SILVA, Ana Claudia Cruz da – Integrante / BARRETO, Alessandra Siqueira – Integrante / Joana Miller – Integrante / Diego da Silva Tavares – Integrante / Ana Beatriz Cunha Gonçalves – Integrante / Daphne Assis Cordeiro – Integrante / Felipe Viana Gomes Brandão – Integrante / Adriana Batalha dos Santos – Integrante / Luiz Gustavo Mendel de Souza – Integrante / Letícia Marques Camargo – Integrante / Maria Suellen Timoteo Correa – Integrante / Ricardo Moreno de Melo – Integrante / Sandro Dias Tebaldi – Integrante / Pedro Ivo Mira da Silva – Integrante / Ellen Fernanda Natalino Araujo – Integrante

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro

Produção e Análise de Material Didático com foco nas leis 10.639/03 e 11.645/08 (2013 – atual)

Projeto inserido no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais – LEPECS, da Universidade Federal Fluminense, cujo objetivo é a análise e produção de materiais didáticos buscando contribuir com a efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena. Projeto vinculado à linha de pesquisa Patrimônio Cultural, Práticas Produtivas e Categorias Ocupacionais do PPGA/UFF.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Integrantes: Ana Claudia Cruz da Silva – Coordenador

Itinerários da Licenciatura em Ciências Sociais da UFF: as visões dos egressos sobre o ensino de Sociologia (2013- atual)

Trata-se de uma pesquisa qualitativa visando mapear as visões dos egressos da Licenciatura da UFF suas dificuldades e seus interesses no exercício da docência cotidiana da Sociologia no Ensino Médio e Fundamental. Constitui um primeiro instrumento do Curso de Licenciatura da UFF no sentido de conhecer a trajetória histórica dos seus egressos, a fim de avaliar qualitativamente o cumprimento de sua finalidade: formar cientistas sociais docentes e pesquisadores já inseridos na profissão.

Situação: Em andamento

Natureza: Outra

Alunos envolvidos: Graduação: (3)

Integrantes: Elisabete Cristina Cruvello da Silveira – Coordenador / Diego Divino – Integrante / Paulo Roberto Rodrigues da Silva Filho – Integrante / Eduardo Guimarães – Integrante

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