ARTIGOS

Do ponto que vê aos passos de quem caminha. Perspectivas teórico-práticas em uma experiência com a educação das relações étnico-raciais entre licenciandos de História

TEIXEIRA, Rosana da Câmara; ANDRADE, Everardo Paiva; MAGALHAES, Danielle Henriques. Revista da ABPN (COPIR), v.3, n.7, p. 53-68, 2012.

Leia o artigo: http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/view/336

Resumo:

O trabalho discute questões relativas à educação das relações étnico-raciais na perspectiva da formação inicial de professores, em especial da área de História, tomando a prática de ensino como eixo principal de investigação. Repercute um conjunto de atividades acadêmicas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, desenvolvidas em uma universidade pública, considerando a importância da formação docente de qualidade para o ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, conforme orientações contidas em diversos documentos produzidos a partir do contexto da Lei nº 10.639/2003. Explora um conjunto de relatos de licenciandos e argumenta que o diálogo efetivo com a cultura escolar e seu currículo é um dos elementos cruciais da luta pela garantia de permanência de uma perspectiva antirracista na escola brasileira de Educação Básica, fator que interfere diretamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para brancos e negros.