ARTIGOS

Passagens e paisagens urbanas: os circuitos de jovens universitários estrangeiros em Uberlândia-MG

BARRETO, Alessandra Siqueira; PAULA, Jéssica Nathália de. Horizonte Científico (UFU), Uberlândia, v. 5, p.1-30, 2011.

Leia o artigo: http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8119

Resumo:

Esta pesquisa aborda a constituição de identidades juvenis, tendo como foco especificamente o caso dos estudantes estrangeiros que integram o programa de mobilidade estudantil da Universidade Federal de Uberlândia, conferindo ênfase às questões relativas às formas de sociabilidades e projetos desses atores. Sob tal aspecto, busco identificar a forma como os estrangeiros lidam com os moradores e estudantes da cidade, seus trajetos e percursos em Uberlândia e as imagens que os jovens “de fora” constroem acerca dos brasileiros. Grosso modo, este trabalho procurará entender as relações entre jovens estudantes que estão em trânsito, o impacto da experiência de mobilidade na construção das identidades desses jovens, que saem do seu país de origem em busca de melhores condições de vida, de estudos, assim como de conhecer novas culturas e costumes. E ao chegar aqui buscam ainda criar relações afetivas com jovens brasileiros, estreitando seus laços de afinidade e incorporando novos hábitos e costumes de seu novo grupo de convívio. Percebe-se, com isso uma apropriação, um compartilhar dos hábitos e costumes dos universitários brasileiros por estes estudantes, que escolheram nosso território como espaço para ampliar sua rede de sociabilidade e uma oportunidade na troca de experiências com diferentes grupos, cada qual com suas especificidades e particularidades.

Translate »