PROJETOS
Em andamento
Vídeo e transmissão de conhecimento entre povos Guaranis, Mbya e Kaiowá
O Programa de extensão universitária “Vídeo e Transmissão de Conhecimento: Valorização dos saberes tradicionais Guaranis, Mbya e Kaiowá na educação escolar indígena”, que se insere na linha Cultura e Arte, no subtema Cultura, Arte e Educação, tem como objetivo a formação de jovens realizadores audiovisuais indígenas no trabalho de pesquisa e produção de vídeo, subsidiando a produção de material didático para a construção curricular diferenciada, atendendo às demandas dos povos. A ação contribui com o desenvolvimento de uma educação étnica, capaz de reconhecer e valorizar o patrimônio cultural dos povos Guarani através do filme etnográfico. O Programa parte da valorização dos saberes tradicionais e de seus processos de transmissão como ponto fundamental na reprodução da cultura, para tanto esta ação extensionista propõe atuar na sistematização do conhecimento Guarani, em sua cosmologia e seus princípios éticos de convivência, que são notáveis nos seus modos de expressão cultural, recriando estratégias para transmissão de seu acervo teórico e de suas reflexões, atualizando e renovando técnicas e saberes. Esta ação se insere na linha de pesquisa de Antropologia Visual, dos cursos de graduação (Licenciatura e Bacharelado) e de pós-graduação de Antropologia, Ciências Sociais e Cinema, além de contribuir com a consolidação do Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF/UFF), formando alunos de graduação, pesquisadores e professores.
Situação: Em andamento
Natureza: Extensão
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3)
Integrantes: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador
Socialização e Profissionalização: expectativas de jovens de escolas públicas (2013- atual)
Este projeto propõe uma investigação sobre as expectativas profissionais e pessoais; os projetos de vida de jovens estudantes de duas escolas públicas no Grande Rio de Janeiro. Propõe-se examinar os valores e significados em jogo e as estratégias pessoais e familiares utilizadas para atingir objetivos, identificando tanto o que avaliam como contribuições relevantes quanto o que consideram como obstáculos e dificuldades para a realização de seus projetos. Uma dimensão importante da pesquisa será o registro e análise das avaliações que estes jovens e suas famílias apresentam sobre a escola pública. São investigados tanto rapazes quanto moças para examinar se há diferenças significativas em seus projetos e expectativas.
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1)
Integrantes: Simoni Lahud Guedes – Coordenador / Felipe Domingues dos Santos – Integrante / Fernando Sabino Mendes de Oliveira – Integrante / Lorrayne Costa Tavares – Integrante
Financiador(es): Universidade Federal Fluminense – Bolsa
Construindo uma educação de qualidade: análise das expectativas e obstáculos quanto à transformação do ensino público no Estado do Rio de Janeiro (2013- atual)
A partir de uma perspectiva analítica inovadora e da reflexão multidisciplinar de pesquisadores qualificados, de vários níveis de formação, e de consultores internacionais, este projeto se propõe a compreender a escola como espaço de formação moral e também como local de confronto entre as culturas juvenis e as regras que normalizam as práticas escolares de professores e alunos, considerando as resistências e ressignificações que caracterizam o processo de socialização política na escola. Essa abordagem permite problematizar como as práticas pedagógicas são apropriadas pelos alunos, em especial nas interações que definem o cotidiano escolar e analisar as causas dos conflitos escolares e suas repercussões desqualificadoras na autoridade docente e na construção e conservação da ordem escolar, fator fundamental para se efetivar um ensino de qualidade. Por meio de métodos heterogêneos e complementares de pesquisas (qualitativos e quantitativos) pretende-se construir um conhecimento que possa subsidiar políticas públicas educacionais.
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3)
Integrantes: Simoni Lahud Guedes – Coordenador / Roberto Kant de Lima – Integrante / Edilson M. Almeida da Silva – Integrante / Ana Paula Mendes de Miranda – Integrante / Haydée Glória Cruz Caruso – Integrante / Katia Sento Sé Mello – Integrante / Nalayne Mendonça Pinto – Integrante / Luciane Soares da Silva – Integrante / Lana Lage da Gama Lima – Integrante / Fábio Reis Mota – Integrante
Financiador(es): (FAPERJ) Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de – Auxílio financeiro
Sociabilidades urbanas e Comunicação social: Oficinas de Vídeo entre moradores de bairros populares de Niterói (2012- atual)
O projeto de extensão universitária visa implementar um núcleo de atividades educativas por meio da difusão das técnicas de produção de vídeo e do teatro aplicado à pesquisa etnográfica, iniciando moradores dos bairros de São Domingos, Gragoatá e Ingá, Niteroi/RJ, na produção de vídeo. Tal atividade deve também ser estimular os alunos dos cursos de graduação em Ciências Sociais, Antropologia e Cinema da UFF a se apropriarem da pesquisa etnográfica mediada pela produção de vídeo como método de pesquisa em antropologia urbana. As atividades de iniciação ao vídeo devem produzir ainda reflexões sobre a questão da moradia popular, bem como acerca da sociabilidade e da apropriação do espaço urbano entre moradores dos bairros que circundam o campus da Universidade Federal Fluminense.
Situação: Em andamento
Natureza: Extensão
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1)
Integrantes: Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador / Martins, Gabriela Miranda de Lima Gomes – Integrante / Gradella, Pedro d’Andrea – Integrante / Pedro Ivo Mira da Silva – Integrante
Financiador(es): Universidade Federal Fluminense – Bolsa
A Sociologia vai à escola: programas, metodologias, concepções de professores e alunos (2010-atual)
O projeto pretende contribuir para a formação inicial do professor de sociologia conjugando teoria e prática, de modo que o Licenciando desenvolva reflexões e avaliações que subsidiem sua experiência docente futura; pretende-se inovar nas ações da prática de ensino, considerando os projetos de ensino e a pesquisa de campo eixos articuladores. Atividades desenvolvidas: Orientação dos subprojetos de ensino dos alunos referentes às atividades pedagógicas produzidas pelos licenciandos nas escolas, tais como: oficinas, visitas pedagógicas e culturais, cineclube, produção textual, projeto de recuperação, projetos temáticos.
Situação: Em andamento
Natureza: Outra
Alunos envolvidos: Graduação: (2)
Integrantes: Rosana da Câmara Teixeira – Coordenador
Número de orientações: 3